Cultura Imaterial

Conceito

      Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados : conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais . 


Movimento Woodstock
   

      Este movimento de contra-cultura não tinha precedentes: nunca tantos jovens haviam se juntado, dando origem a uma experiência revolucionária, criando novos estilos de vida e maneiras de a interpretar.Eles não se conformavam com a sociedade de consumo e com valores, digamos, estéticos, vaidosos ou violentos demais. Além das guerras. Reuniam-se nas ruas de San Francisco, Estados Unidos, para protestar com flores, músicas e drogas. Nos idos de 1960 e 1970, na esquina das ruas Haight e Ashbury, nasceu o movimento hippie, quando os Estados Unidos estavam metidos até o pescoço na Guerra do Vietnã.  Apesar de representar o berço do movimento hippie, São Francisco não sediou o principal festival mundial da contracultura, maior símbolo de toda uma época. Nos dias 15 a 17 de agosto de 1969, um mês depois de o homem pisar na Lua, 500 mil jovens se reuniram em Woodstock, Nova York, para o Woodstock Music & Art Festival. A falta de higiene e conforto, bem ao estilo do movimento hippie, foi compensada pelo time de astros que arrasou no palco: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Santana, The Who, Joan Baez, Joe Cocker, Jefferson Airplane. Em meio ao rock, houve nudismo, sexo livre e consumo de drogas, enfim, tudo o que batia de frente com a sociedade capitalista americana. Mas sempre na maior paz e amor. Afinal, esse era o lema.

Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se durante um chuvoso fim de semana defronte a meio milhão de espectadores.
Trinta e duas apresentações foram realizadas ao longo dos quatro dias do evento:
Sexta - feira 15 de agosto 
Sabado 16 de agosto 
Domingo , 17 de agosto para segunda- feira , 18 de agosto .
Woodstock” ganhou, em 1971, um Óscar para “Melhor Documentário”.

Festival Woodstock Reuniu mais de 500 mil pessoas nos três dias de realização
Nudismo no Movimento Woodstock
Acampamento brasileiro do Movimento Woodstock 

Fonte :  www.unificado.com.br/calendario/08/woodstock.htm   pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Woodstock




Nenhum comentário:

Postar um comentário